Dicas para melhorar o sono das crianças

As crianças devem apresentar uma rotina consistente ao longo das 24 horas do dia. Horários certos para alimentação, banho e diversão ajudam a criar um horário regular para o sono. Durante o período da noite, devem ser evitadas brincadeiras muito estimulantes, para que a criança não fique agitada. É interessante criar uma rotina bem estruturada, como, por exemplo, uma estória na hora de deitar. Isso sinaliza para a criança que é momento de dormir. 

Outro fator importante é a chamada associação ao início do sono. A criança deve ser colocada para dormir no seu próprio quarto, ainda acordada, para que associe este ambiente com o ato de dormir. Crianças que adormecem no quarto dos pais, tendem a querer voltar para lá quando acordam no meio da noite. Não devem ser criadas associações como o ato de “ninar” a criança, o uso de chupetas, ou mamadeiras antes de dormir. Nesses casos, a criança vai requerer o mesmo estímulo para voltar a dormir, o que demanda a presença dos pais. 

A criança deve sempre ser encorajada a desenvolver sua autonomia para dormir, devendo ser recompensada quando passa a noite toda em seu quarto e não chama os pais. Pode-se usar algum objeto que possa transmitir uma sensação de segurança para a criança, como por exemplo, um bichinho de pelúcia, de preferência não-alergênico. 

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